Rua Costa Pinto, n119 - Encruzilhada

Recife - Pernambuco

recantodoser@gmail.com

(81) 98660.7675 (Oi) - 99846.7151 (Tim/Whatsapp) 

  • Wix Facebook page
  • Instagram - cinza Círculo

VOCÊ SABE O QUE SÃO CRENÇAS LIMITANTES?

March 1, 2018

 

São verdades internalizadas que guiam o nosso modo de funcionar no mundo de forma INCONSCIENTE. Ou seja, agimos em determinada direção sem saber exatamente o que estamos fazendo; sabotamos a nossa felicidade para confirmar essa verdade dentro de nós. Alguém pode perguntar: mas como alguém pode fazer isso? Como alguém pode se sabotar para não viver algo que ela mesma quer fazer ou realizar. É muito importante lembrar que esse processo é INCONSCIENTE. Não fazemos isso com a intenção clara de nos sabotar. Mas a crença que guardamos fará isso acontecer.

 

CLAREANDO COM UM EXEMPLO FICTÍCIO MAIS BASEADO NUM CASO REAL QUE EU ATENDI:

 

Uma pessoa vivia a seguinte situação: ela era a filha caçula de uma família e morava sozinha com a mãe. Em sua vida, presenciou muito sofrimento da mãe vendo-a abdicando de muitas coisas para criar os quatro filhos sozinha (viúva) e com muito sacrifício. Nos atendimentos, sempre destacava o quanto a amava e o quanto essa mãe era forte para ter aguentado tudo o que aguentou. Seu pai faleceu quando ela tinha 6 anos de uma doença grave onde passou muitos anos internado e todos os seus irmãos (ela era a única filha mulher) tinham casado e construído suas vidas.

 

Uma demanda que essa cliente trazia era não conseguir se relacionar. Queria muito encontrar alguém que quisesse construir uma vida com ela. Mas dizia que só conhecia homens que a buscavam para um relacionamento momentâneo, sem querer compromissos sérios. Sentia-se usada, infeliz e incapaz de encontrar alguém.

 

No processo de terapia, ela foi identificando várias crenças e começou a compreender que, na verdade, era ela quem estava se sabotando de forma inconsciente para NÃO encontrar essa pessoa. Ou seja: conscientemente ela queria muito se relacionar, mas inconscientemente ela tinha muitas cresças que diziam: NÃO. Olha algumas das crenças limitantes que ela identificou:

 

- Se eu me relacionar, vou sofrer como vi a minha mãe sofrer; 


- Se eu me relacionar e me apegar a alguém, posso perdê-lo como a minha mãe perdeu o meu pai e isso vai me fazer sofrer;


- Se eu me relacionar e decidirmos casar, vou deixar a minha mãe sozinha e ela já sofreu muito;


- Minha mãe não merece passar por mais um sofrimento e, se eu sair de casa, vou abandoná-la e fazê-la sofrer;


- Preciso cuidar da minha mãe para que ela não sofra mais;


- Sinto-me responsável pela vida e pela felicidade da minha mãe;

 

Nossa!!! Perceberam quantas crenças inconscientes existiam ali que a impediam de seguir o fluxo da sua vida?!? Infelizmente, essas crenças, se não forem identificadas e ressignificadas, "tem vida própria dentro da gente" e "agem" de forma inconsciente nos levando a sabotagem.

 

Imagina se essa moça realmente encontrasse um homem que a amasse e quisessem compartilhar a vida vivendo juntos? Imagina o quanto de conflitos ela viveria diante de todas as crenças que vimos: "vou sofrer"; "vou perdê-lo"; "vou magoar a minha mãe"; "vou fazê-la sofrer novamente"; "serei uma pessoa/filha horrível", etc, etc, etc... ou seja: "é melhor que esse homem NUNCA apareça na minha vida... se não eu vou viver muitos conflitos". "Do jeito que eu estou, eu me sinto segura... mesmo que, conscientemente, eu acredite que esteja sozinha porque nem um homem quer se relacionar comigo de maneira séria".

 

Deu para entender um pouquinho o que são crenças limitantes? São "verdades" internalizadas que impedem de vivermos aquilo que CONSCIENTEMENTE desejamos para a nossa vida;

No Curso de Autoconhecimento para Iniciantes vamos conversar mais sobre como esse processo acontece e nos limita de viver plenamente o nosso potencial.

 

Tem alguma dúvida? Compartilha com a gente o teu cometário!


Esse texto te ajudou? Então compartilha para que mais pessoas possam conhecer sobre as crenças limitantes que regem a nossa vida de maneira inconsciente.

 

Se interessou em fazer o Curso de Autoconhecimento para Iniciantes? Então inscreve nesse formulário: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdcvJSDftCrvXmm5o…/viewform

 

Dia 13/03 começaremos essa Jornada e eu vou ter o maior prazer em te acompanhar... ;)

 

Isabel Assunção

 

Mais informações em: 99846.7151 (Tim/Whatsapp)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Para Além das Selfies: Grupo de Autoconhecimento com Adolescentes

October 3, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo